A Nova Era Do Conhecimento
internet-explorer-logo-with-pins.jpg

Com o surgimento da internet (http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet), houve uma grande mudança nas condições de produção e distribuição do conhecimento e também no tipo de comportamento comunicacional: “Na atual sociedade da informação, a internet é uma espécie de protótipo de novas formas de comportamento comunicativo”1

internet.jpg

Novas estratégias de produção, organização, armazenamento e distribuição do conhecimento entram em jogo e em debate.

Esse é, segundo Lévy2 o Ciberespaço, “o espaço de comunicação aberta pela interligação mundial de computadores e das memórias informáticas”. Trata-se de uma nova “terra do saber”, “o principal canal de comunicação e o primeiro suporte de memória da humanidade” (Lévy, 2000, p. 96). Todo e qualquer ser humano pode usufruir ou contribuir para o aumento das informações ali armazenadas.

Surge, assim, uma nova forma de cultura, a Cibercultura que, conforme Lévy, “é o conjunto das técnicas (materiais e intelectuais), as práticas, as atitudes, as maneiras de pensar e os valores que se desenvolvem conjuntamente com o crescimento do ciberespaço” (2000, p. 17). Trata-se, pois, de uma cultura mais universalizada, diferente das outras culturas que a antecederam.

Nesse contexto surgem as comunidades virtuais, nas quais se estabelecem novas maneiras de relacionamento humano.

comunidades.jpg

Surge, aqui, uma nova estrutura social que constitui a sociedade da informação que forma uma estrutura reorganizada da sociedade, a qual se apóia em tecnologias comunicacionais para difundir num curto espaço de tempo um turbilhão de informações via Internet, concretizando, dessa forma, uma mudança mundialmente significativa, resultando numa sociedade que se organiza baseada na informação.

Voltar à página inicial

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License