A Web Na Educação
professorantenado.jpg

Não há dúvida que os avanços tecnológicos revolucionaram o modo de vida das pessoas. Sendo assim, é inegável os benefícios que esses avanços podem trazer para a educação.
Não se trata apenas de inserir um novo recurso à sala de aula, mas de uma quebra de paradigmas, mudança de valores e idéias, a começar pelo papel do professor. No "velho" paradigma tem-se a ideia de que os alunos vão para a escola com suas mentes vazias para que sejam preenchidas com o conhecimento detido pelo professor- a famosa "educação bancária", como dizia Paulo Freire. A inserção das tecnologias muda tal paradigma quando estabelece uma nova forma de pensar em educação, onde alunos trazem seus próprios conhecimentos e sua bagagem cultural para contribuir com o processo de ensino. Assim, professor e aluno adquirem uma postura de igualdade nesse processo.
Nessa nova visão de escola, não existe mais aquele professor "detentor do conhecimento", pelo contrário, existem participantes de um momento educacional- alunos, professores e comunidade externa- em conexão.
A dinamicidade das ferramentas da web 2.0 podem transformar a realidade da aula tradicional. Segundo Lucy Gray(2009), há várias razões para que as ferramentas da web 2.0 sejem assunto de interesse para os educadores. Uma delas é que como os alunos já estão engajados com essas ferramentas, fazer com que eles saibam explora-las, para que as mesmas possam ser aplicadas no processo de ensino e aprendizagem, é uma boa forma de motivá-los a aprender. Outro motivo é o fato da web 2.0 ser comunicativa e colaborativa, uma vez que isso reforça as competências que os estudantes necessitam para viver no século XXI.

Voltar à página inicial

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License