
Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.Um dos principais fatores que potencializam a criação de comunidades virtuais é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.
Os possíveis benefícios das comunidades virtuais para os indivíduos participantes:
Colaboração: Tal como numa comunidade tradicional, uma comunidade virtual permite uma interação entre os seus diversos elementos de forma a oferecer apoio e/ou trabalhar conjuntamente na prossecução de um determinado objetivo.
Aprendizagem: O conhecimento pode ser encarado como o principal ativo que um indivíduo possui. Com o aparecimento de comunidades a exporem e trocarem os seus conhecimentos mais facilmente qualquer indivíduo poderá apreender novas temáticas.
Ser Social: As comunidades permitem não só uma aproximação regional, como global. O ser humano apresenta uma necessidade natural de interação. Através das comunidades esta interação permite uma ligação a todo o mundo.