
Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.

Trata-se de pessoas que interagem por meio de máquinas transmitindo e recebendo informações simultaneamente. Assim como as comunidades sociais tais como estamos acostumados, as comunidades virtuais também possuem elementos necessários para que possam vigorar suas tarefas e objetivos através de regras adequadas para manter um clima favorável.
Neste contexto, a construção do conhecimento é uma prática social e não mais individual em que o conhecimento de cada ser situado em qualquer parte deste planeta é válido, uma vez que “o grupo torna possível que o conhecimento de cada participante estruture-se de maneira diferente na memória de longo prazo” (idem). Não há mais como não fazer parte desse novo tipo de comunidade do conhecimento, ficar de fora significa perder de acompanhar o desenvolvimento cada vez mais avançado da inteligência humana.
Um dos principais fatores que potencializam a criação de comunidades virtuais é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.