Histórico

O mundo já viu sua cultura oral cambiar-se em uma cultura impressa, com a invenção da prensa de Gutenberg. Com o com o incremento da Internet e da Web no limiar do terceiro milênio, vê agora a cultura impressa transformar-se em digital, provocando uma perceptível mudança de paradigma sociocultural. A maleabilidade, flexibilidade, rapidez de transporte e alta capacidade de armazenamento das tecnologias virtuais, além de possibilitar a integração fácil, rápida e criativa de todos os tipos de mídias num único suporte digital, abrem possibilidades para a criação de novas linguagens e de formas inéditas de comunicação e pensamento.

Esse novo ambiente cultural é o que Pierre Lévy (LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2003) denomina de ciberespaço, fazendo surgir, segundo o autor, uma nova forma de cultura, a cibercultura, que amplia o caráter coletivo do conhecimento, fruto do intercâmbio dinâmico e instantâneo de saberes singulares de um grande número de agentes produtivos, conectados à rede. Configura-se aí uma das mais importantes “promessas” das tecnologias digitais: a interatividade total em que o saber é construído e reconstruído por milhares de mãos e de cérebros. Eis porque a “inclusão digital”, ou seja, a participação nesse novo espaço cultural passou a constituir um direito na atual Sociedade da Informação, uma espécie de imperativo moral da nova era, visto que somente essa inclusão é que dá acesso à atual inteligência coletiva da espécie humana.

wiki.gif

Com a disseminação, na Web, de trabalhos corporativos as tecnologias digitais lançaram mão, primeiramente, dos editores de textos cooperativos que, em virtude do incremento da autoria colaborativa, logo foram se desvinculando de outros ambientes, constituindo-se em softwares autônomos. Dentre esses sistemas de escrita cooperativa, o ambiente Wiki se constitui, atualmente, no mais conhecido, evoluído, flexível e amistoso, uma espécie de utopia surgida com a Internet, destinada à construção livre e coletiva do conhecimento.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A TECNOLOGIA WIKI

CRIANDO UM WIKISITE EDUCACIONAL COLABORATIVO

A primeira vez que ouvi falar do Wiki foi em 2005, quando terminava de cursar uma Especialização em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora, através de um dos participantes que postou uma pequena notícia no fórum online. Nesse curso, já havíamos trabalhado com dois outros softwares cooperativos (o Equitext criado pela UFRS e o FLE, de origem finlandesa), mas nenhum deles me pareceu suficientemente atrativo para os meus objetivos de ensino da produção textual colaborativa.

Ao ouvir falar do Wiki, busquei na Internet informações sobre a novidade e, por acaso, me veio às mãos a notícia de que a UNICAMP trabalhava com o PhpWiki. Preparei, pois, um Projeto Pós-Doutoral sobre a AUTORIA COLABORATIVA NA WEB e o encaminhei àquela Universidade, que aceitou supervisionar o meu Projeto de Pesquisa, realizado no período de março de 2006 a setembro de 2007, junto ao Institutos de Estudos da Linguagem- IEL e ao Centro de Computação - CCUEC da UNICAMP. A partir daí, busquei aprofundar-me em ambas as dimensões (a tecnologia Wiki e a escrita colaborativa), através de outros projetos de pesquisa, ensino e extensão, bem como da orientação de projetos de iniciação científica e de monografias.

medium.jpg

Quando me desliguei da UNICAMP, procurei encontrar um outro suporte Wiki, que me oferecesse maiores recursos e flexibilidade para desenvolver uma variedade de ações independentes de pesquisa, ensino e extensão. Foi aí que me deparei com o WIKIDOT1, o qual, apesar de não ser ainda o mais evoluído, apresenta as seguintes características que me são necessárias neste momento:

  • Trata-se de um software gratuito;
  • Permite o uso de senhas para controlar o acesso de usuários;
  • Possibilita a criação de um WikiSite integrado e não apenas de páginas esparsas;
  • Possui os recursos necessários ao tipo de trabalho que pretendo desenvolver.

Ao criar o Wikisite, tratei logo de customizá-lo segundo as minhas necessidades e de o traduzir para o português, tendo em vista o uso educacional que dele pretendo fazer, inclusive na Educação Básica. Assim, personalizei os menus de navegação (tanto o side bar quanto o top bar, de modo a conter as páginas-link que atendessem às atividades por mim preconizadas. Inclusive, como exemplo, cito este histórico, que se constitui também numa das páginas do site. Dediquei duas páginas-link do side bar à apresentação de um tutorial (Como editar páginas e Como adicionar recursos de mídia) em português, orientando sobre o uso dos recursos disponíveis no Wikidot. O trabalho de organizar este site demandou cerca de um mês de trabalho, pesquisa e experimentação intensos. De qualquer forma, estou consciente de que, como software livre e site aberto, este WIki sempre estará inacabado, em construção.


CLIQUE AQUI PARA CONHECER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUTURO DO WIKI
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License