Inteligencia Coletiva
1355479.large.jpg

Inteligência coletiva é um conceito surgido a partir dos debates promovidos por Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência, caracterizado por um novo tipo pensamento sustentado por conexões sociais que são viáveis através da utilização das redes abertas de computação da Internet.

A disseminação de conteúdos enciclopédicos sobre plataformas Wiki, é um exemplo da manifestação desse tipo de inteligência, na medida em que permite a edição coletiva de verbetes e sua hipervinculação. O conhecimento já não é mais individualizado, mas sim socializado, compartilhado entre as pessoas.

O ciberespaço, dispositivo de comunicação interativo e comunitário, apresenta-se justamente como um dos instrumentos da inteligência coletiva, inteligência essa que se desenvolve por meio de comunidades que compartilham inúmeras informações em meio esse oceano de conhecimento que se constitui a rede mundial de computadores.

O conhecimento está cada vez mais descentralizado, intotalizável e indominável, ou seja, tornou-se uma verdadeira ilusão imaginar que apenas um único indivíduo ou um minúsculo grupo de indivíduos podem ter o domínio do conhecimento, porém todos possuem uma parte que constitui um todo que é construído coletivamente.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License