"Without the cooperation of its members society cannot survive, and the society of man has survived because the cooperativeness of its members made survival possible…. It was not an advantageous individual here and there who did so, but the group. In human societies the individuals who are most likely to survive are those who are best enabled to do so by their group".(Ashley Montagu, 1965)
Before we begin our article, let's see this great video, that defines in a fantastic way what the web 2.0 is.
" We ArE tHe WeB…"
Here, the knowledge is built through collaboration…

Ao longo de sua história, o ser humano sempre buscou o aperfeiçoamento dos meios que dispunha ao seu redor, a fim de facilitar sua existência. O surgimento da escrita, concomitante a invenção da imprensa de Gutenberg, a criação do rádio e da televisão, foram permitindo que o conhecimento se tornasse acessível a um número cada vez maior de indivíduos. No final do século XX, impulsionado pelo desejo de diminuir as barreiras do tempo e espaço, o homem cria a máquina que irá revolucionar os meios de comunicação- o computador.
Diante de todas essas invenções criadas pelo homem, desde a escrita até a informática, podemos dizer que a segunda, é realmente a que mais impressiona.
A internet coloca o conhecimento em toda parte, além disso, permite que as informações chegue aos seus usuários em uma velocidade nunca vista anteriormente. Ela deixou de ser uma ferramenta usada somente por experts em informática e passou a estar ao alcance de todos, mesmo aqueles com pouco conhecimento nessa área.
É um instrumento de disseminação do conhecimento. É um elo que permite a interação e colaboração entre os indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.
Assim como os meios de comunicação mencionados anteriormente, a internet também não para de evoluir. Em um curto espaço de tempo, esse poderoso veículo de informação, passa de uma plataforma onde os usúarios eram passivos pesquisadores (web 1.0), para uma plataforma interativa (Web 2.0). O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web —tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.
"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.1(Tim O'Reilly).
Antes do surgimento da web 2.0, a principal característica da web 1.0 era possibilitar o avanço e o acesso às informações. Já a web 2.0, possui características muito mais importantes que a web 1.0, pois, potencializa o trabalho coletivo na troca, produção e circulação de informações, obtendo assim um processo de caráter interativo, permitindo ao usuário ser mais que um telespectador, ser também autor e produtor. Dessa forma, a web passa a ser vista como um ambiente de trabalho, no qual o social assume caráter relevante, pois, o conhecimento é compartilhado de forma coletiva e democrática.