Links
links.gif
Links1.gif

Os links são partes internas constitutivas dos textos virtuais e como define Gomes (2007), “o link é um elemento de navegação”, enquanto que para Landow (apud GOMES, 2007), o link é o elemento que o hipertexto acrescenta à leitura e à escrita”.

Ou seja, os links são como peças-chave constituintes do hipertexto que possibilita ágeis deslocamentos de navegação, por meio dos quais o leitor pode saltar de uma janela a outra enquanto navega nas superfícies das telas eletrônicas.

Conforme Koch (2006), os links possuem diversas funções: as funções dêiticas, coesiva e cognitiva.

• Os links com função dêitica na escolha de foco de conteúdo, servindo também para ajudar o leitor a realizar uma leitura mais aprofundada se assim for de seu interesse e objetivos de leitura.

LINKS.JPG

• Os links com função coesiva servem para “amarrar” as partes esparsas de maneira coerente. Sem a presença desses links seria difícil garantir a fluência da leitura e da compreensão, podendo haver uma dispersão da atenção do leitor. Tais links quando atados adequadamente auxiliam o leitor a encontrar informações relevantes para seus interesses de busca.

• Os links com funções cognitivas chamam a atenção do leitor de acordo com os modelos que ele já esboçou em sua mente, portanto, são links que servem para aguçar o desejo do leitor a descobrir o que há no interior desses links, uma vez que o leitor mesmo antes de começar o processo de leitura, levanta hipóteses referente às informações que ele tem como meta encontrar. Por fim, os links disponibilizam um conjunto de opções que podem ser exploradas no processo de leitura.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License