Textos Digitais
thegooglebook-vcvickers-1913.jpg

O texto digital é, antes de mais nada, um documento de circulação social. Uma vez lançado na rede, torna-se uma publicação, pronta para ser lida, discutida, alterada. Também é algo que se oferece como troca, interação. Mistura de oralidade e escritura; de exposição argumentativa e de conversa; o documento dessa natureza, por mais pessoal que seja, é um registro escrito de acesso ilimitado, mesmo em termos de lista de discussão. Nesse sentido, o texto se orienta, de um lado, pela liberdade da prosa, de outro, pela formalidade da escrita. Uma conversa escrita com a mediação do meio digital. Esses são os limites que não podem ser desconsiderados pelos assinantes da lista quando da elaboração-edição de seus textos.

Os documentos digitais são, contudo, um tipo particular de publicação: trata-se de uma edição de textos que formam um conjunto intertextual: cada mensagem é apenas elo de uma cadeia maior; não é um organismo independente. Um documento está sempre relacionado com um outro; pressupõe um outro. Define-se, portanto, como um ''campo'' de negociação. Nele estão situadas algumas proposições que serão discutidas num fluxo que não se sabe direito onde vai chegar. Os documentos assim concebidos são unidades móveis, criadoras do elo discursivo entre os membros de uma comunidade.

O texto de uma discussão on-line é um documento digital cujas características textuais devem estar ao alcance de todos que desejam publicar suas mensagens.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License